Anvisa / Fiocruz – Harpya

parallax background
Sistema de Gerenciamento Laboratorial utilizado para gerenciar amostras

Sobre o sistema

Desenvolvido no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Harpya é um Sistema de Gerenciamento Laboratorial utilizado para gerenciar amostras de produtos submetidos à Vigilância Sanitária, desde o cadastro até a emissão dos laudos analíticos.

Implantado em 52 laboratórios oficiais da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária, o Harpya padroniza e integra em tempo real as informações referentes às análises realizadas. Através dele podem ser acessadas informações relevantes para subsidiar as ações sanitárias do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Além da oferta de informações, o Harpya permite a governança e o monitoramento destas, através de dados como o fluxo das demandas nacionais, média de atendimentos, categorias das solicitações, desempenho dos laboratórios e indicadores de risco sanitário.

Sobre o INCQS


O INCQS é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que atua em áreas de ensino, pesquisa e tecnologias de laboratório relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitária. Age em estreita cooperação com a Anvisa, com Secretarias estaduais e municipais de Saúde, entre outros parceiros. Os produtos avaliados no INCQS são regulados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como: medicamentos, produtos biológicos, sangue e hemoderivados, kits diagnósticos, produtos para a saúde, artigos e insumos para diálise, alimentos, saneantes, cosméticos e saúde ambiental.


Como parte das atividades de melhoria continua do Harpya, estão sendo desenvolvidas novas funcionalidades, são elas:

  • Pesquisa de usabilidade para melhorar a interação do usuário com o sistema;
  • Criação do Webservice para consulta dos dados do fluxo da amostra;
  • Redesign do laudo analítico, assinatura digital e seção 'Sua Conta';
  • Criação da rotina de notificação de amostras insatisfatórias às VISAs e Anvisa;
  • Permissão de acesso ao sistema pelas VISAs;
  • Importação e consulta aos dados do SGA2000;
  • Inclusão de imagens e planilhas na amostra; e
  • Exibição de notícias e painéis com indicadores na página principal.

Para melhorar a usabilidade desta ferramenta, atualmente estão sendo elaboradas as seguintes melhorias: feed das últimas amostras cadastradas, rotina de distribuição das amostras, seção de realização de ensaios, catálogo de pessoa jurídica, seção gestão e monitoramento e seção manutenção.