Fiocruz – Unidade INCQS / SQR

parallax background
Sistema de Substâncias Químicas de Referência da Farmacopéia Brasileira (SQRFB)

Sobre o sistema

As Substâncias Químicas de Referência da Farmacopeia Brasileira (SQRFB) são estabelecidas juntamente com o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), unidade da Fiocruz, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a indústria farmacêutica instalada no país e os laboratórios universitários, sendo uma opção de baixo custo e de fácil acesso para empresas e profissionais que atuam na área de controle de qualidade de medicamentos no país. São utilizadas para execução de procedimentos analíticos que exigem o uso de padrões comparativos e rastreáveis, para caracterização e/ ou atribuição de valores de propriedades que assegurem a confiabilidade dos resultados.

A disponibilização de SQR nacionais facilita a sua aquisição, além de envolver questões vinculadas à preservação dos conhecimentos tecnológicos e de segurança nacional.

Sobre o INCQS


O INCQS é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que atua nas áreas de ensino, pesquisa e tecnologias de laboratório relativas ao controle da qualidade de insumos, produtos, ambientes e serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitária. Age em estreita cooperação com a Anvisa, com Secretarias estaduais e municipais de Saúde, entre outros parceiros. Além de realizar ensaios e desenvolver tecnologias para avaliação da qualidade de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, o INCQS oferece, isoladamente ou em parcerias com outras instituições, alguns produtos e serviços, como por exemplo, as Substâncias Químicas de Referência da Farmacopeia Brasileira (SQRFB).

O produto


Assim, na busca da autossuficiência nacional no estabelecimento dessas substâncias, decidiu-se desenvolver o projeto de SQR brasileiras, envolvendo os parceiros citados. Estudos interlaboratoriais garantem a qualidade dessas substâncias. Em seguida, são reconhecidas oficialmente pela Anvisa através de resoluções nas quais torna obrigatória a utilização das SQRFB nos ensaios de controle de qualidade de insumos e especialidades farmacêuticas baseados na comparação da substância a ser analisada com o material de referência.

Esse projeto fortalece no país um sistema de distribuição de SQR, visa suprir as necessidades da indústria químico-farmacêutica e dos órgãos oficiais e privados de controle de qualidade de medicamentos, dando maior agilidade, diminuindo custos e facilitando o acesso a essas substâncias.